A Auriculoterapia, também chamada de auriculopuntura ou terapia auricular é um método de tratamento que utiliza as propriedades reflexas do pavilhão auditivo. É uma técnica de tratamento popular da Medicina Tradicional Chinesa ( MTC) pelos resultados obtidos e por geralmente ser pouco invasiva, o que faz com que seja mais aceita pelos pacientes ocidentais. Ela baseia-se no princípio de que os pontos auriculares estão relacionados com as várias partes do corpo. Sua estimulação vai atuar nos órgãos correspondentes, auxiliando-os a encontrar o seu normal funcionamento.

Quando sucedem desequilíbrios em nosso organismo, estes se manifestam no ponto ou área da orelha correspondente ao órgão ou função comprometida, através de mudanças morfológicas, na coloração da pele, dor à pressão, baixa resistência elétrica, etc.

O ponto diagnosticado é então empregado para o tratamento aplicando-se sobre ele agulhas, sementes, cristais de quartzo, eletro-estimulação, entre outros, tratando as disfunções e promovendo analgesia através de estímulos nos pontos reflexos obtendo assim a melhora dos sintomas e da causa do desequilíbrio. Os resultados mais conhecidos dado o seu sucesso são os de emagrecimento, tabagismo, TPM, stress, ansiedade e dores de qualquer origem.

As formas de estimular os pontos auriculares são similares aos utilizados na acupunctura tradicional. Pode-se usar agulhas de acupuntura, agulhas semi-permanentes, sementes e estimulação elétrica dos pontos.

São muitos os benefícios que a Auriculoterapia pode trazer para restabelecer a saúde, melhorando assim a qualidade de vida.